Processo de fabrico


Nós somos a única fábrica de chá da Europa e produzimos e comercializamos chá verde e chá preto desde 1883. Somos uma empresa familiar que utiliza o mesmo método ortodoxo utilizado pela primeira das cinco gerações afetas ao negócio. O nosso chá é de grande qualidade pois não utilizamos quaisquer químicos nas nossas plantações visto que as pragas normais/comuns da planta do chá não sobrevivem no nosso clima.

Igualmente na nossa fábrica e nas nossas plantações todo o processo é feito essencialmente à mão e mesmo as máquinas que utilizamos são também elas centenárias datando de 1840. Se for à nossa categoria multimedia poderá facilmente testemunhar tudo isto.

A colheita das folhas acontece quando a maioria dos ramos têm três folhas. Para além de cada uma das folhas ter uma idade diferente, estas também têm composições quimicas diferentes. Cada tipo de folha dará ao chá que produzirá um sabor e aroma diferentes. Os diferentes processos de produção determinarão por seu turno os três tipos de chá produzidos na Gorrena: preto, verde e Oolong.

Para produzir chá preto as folhas são deixadas a murchar e enroladas causando o esmagamento parcial da folha. Mais tarde são expostas ao ar para dar continuidade ao processo lento e natural de oxidação, fermentação e secagem. Para produzir o chá verde as folhas são esterelizadas com vapor sendo depois enroladas e secas através do método Hysson por forma a produzir um chá encorpado rico em taninos e de cor esverdeado.