O nosso chá


Desde 1883 que a Gorreana produz exclusivamente chá preto e chá verde. Todo o chá deriva da planta “Camellia Sinensis” que é uma pequena árvore da família das teáceas. O nosso chá é totalmente isento de quimicos tais como herbicídas , fungicídas, pesticídas e conservantes porque as pragas normais do chá não se desenvolvem no clima da ilha de São Miguel (Açores) razão pela qual não sentimos qualquer necessidade de recorrer a quimicos.

Nos paises onde há a estação das chuvas há mosquitos e a mosca do chá que picam ou mordem o gomo terminal da planta e a folha acaba por não se desenvolver. Por esta razão as plantações existentes nestes paises sentem a necessidade de recorrer a insecticídas. Por outro lado, nos paises da estação seca, há o aranhiço vermelho que também tem de ser combatido com insecticídas e por vezes até fungicídas devido ao desenvolvimento de fungos que agridem a planta do chá. Como nos Açores não temos nem a estação seca nem a da chuva estas pragas não existem o que nos permite não ter de recorrer a quaisquer quimicos sendo este um dos principais pontos fortes do nosso chá, ou seja, um chá 100% biológico sendo que o solo das nossas plantações é fertilizado exclusivamente com estrume vegetal.

Dentro da categoria do chá preto nós produzimos e comercializamos as variedades Moinha, Broken Leaf, Pekoe, Orange Pekoe, Orange Pekoe Ponta Branca e o Oolong.

Dentro da categoria do chá verde produzimos e comercializamos as variedades Hysson, Encosta de Bruma e Pérola.

No campo "As nossas marcas & produtos" poderá ver as características de cada um dos nossos chás.