Como preparar o chá


Por forma a não destruir as propriedades benéficas do chá é fundamental saber como o preparar e conservar. Neste sentido o chá deve ser preparado da seguinte forma:

Coloque a água (de preferência sempre água filtrada) a aquecer até começar aparecer as primeiras bolhas de ar na água, sem deixar ferver. Desligue em seguida. Adicione a erva do chá e abafe com uma tampa por 5 minutos. Deixe a infusão descansar durante esse tempo. Após este periodo de tempo coe o chá e beba-o.

Em bom rigor não se deve reaquecer o chá. O aconselhável é fazer a quantidade que vai beber e consumir logo em seguida. Beba entre três a seis xícaras por dia.

O chá deve ser conservado longe da luz e em local seco e fresco. Desta forma garante a preservação das suas substâncias benéficas.

No que respeita a quantidade, aconselha-se a medida de duas colheres de sopa de chá para um litro de água. Poderá também utilizar o saquinho de chá seguindo a proporção de água recomendada na embalagem.

Se preparar e conservar o chá desta forma poderá extrair uma maior quantidade de polifenóis do chá que contém um alta concentração de antioxidantes.

O ideal é não adicionar leite ou açúcar. Recomenda-se que não adoce o chá, pois pode fazer com que os seus benefícios sejam comprometidos. Caso queira adoçar, faça-o com mel ou açúcar mascavo porque são naturais. No Japão,por exemplo, o chá é tomado sem nada.

-->