Chá Preto: saiba quais os seus beneficios.

Chá preto

 

De todas as variedades de chá, o chá-preto é dos mais famosos e tem milhões de fans espalhados por todo o mundo que não dispensam a sua xícara de chá preto todos os dias. 

O que poucos sabem é que, o chá preto, tal como acontece com outras variedades de chá como o branco ou o verde, é feito a partir da planta Camellia sinensis, uma pequena árvore da família das teáceas. Todo o chá deriva desta planta e dos seus híbridos. A diferença entre chás reside na seleção da folha a utilizar para cada um deles e no seu processamento. 

Não obstante o nome que tem, este chá não apresenta uma cor preta, mas sim uma coloração que tende para o castanho avermelhado.

Comparativamente com o chá verde, o chá preto tem uma quantidade de teína (cafeina do chá) superior, razão pela qual muitas pessoas utilizam-no como fonte de energia, inclusive como substituto do café.  

No que respeita aos seus múltiplos benefícios para a saúde, tal como acontece com o chá verde, o preto destaca-se igualmente pela sua capacidade antioxidante (apesar de ser menos antioxidante do que o chá verde), pela melhoria do humor e pela prevenção de uma grande multiplicidade de doenças, mormente doenças cerebrais degenerativas e cardiovasculares.

Neste artigo damos-lhe a conhecer esta bebida maravilhosa assim como os seus benefícios para a saúde.

 

Mas então o que é o chá-preto?

 

o que é chá preto

 

O chá-preto é obtido a partir dos brotos e das folhas mais velhas da planta Camellia sinensis. A diferença reside essencialmente na forma como este é feito, ou seja, co caso do chá preto a planta é colhida e é deixada a murchar, processo este que pode demorar de 12 a 20 horas. Depois disso a planta é enrolada à mão ou através de enroladores mecânicos.

De seguida, a planta passa para uma segunda etapa, a da oxidação, na qual as folhas e brotos se modificam pelo contacto com o oxigénio. Nesta fase são produzidos dois tipos de polifenóis que são as substâncias que dão ao chá preto a sua coloração e também as suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes responsáveis pela neutralização dos nocivos radicais livres.

O chá-preto é uma bebida suave, e pode ser bebida tanto quente como fria, podendo também, para quem gosta, ser misturado com leite.

 

Que nutrientes pode encontrar no chá preto?

 

que nutrientes encontrar no chá preto

 

Para os mais sensíveis à cafeína, recomenda-se moderação no consumo de chá preto pelo facto deste, como referimos acima, comparativamente com outros tipos de chá (como por exemplo o chá verde) ter uma quantidade de teína (cafeina) substancialmente maior. 

No entanto a teína não é desprovida de vantagens pois tem propriedades estimulantes que promovem o pleno funcionamento do cérebro, diminuem a sensação de cansaço e letargia ao longo do dia.

Para além disso a teína também facilita o processo digestivo pois faz aumentar a produção de ácidos digestivos. A ação termogénica do composto, em conjugação com um estilo de vida saudável, estimula a queima de gorduras, auxiliando assim no emagrecimento.

O chá preto é também conhecido por ser muito rico em bioflavonóides que são substâncias com reconhecidas propriedades antioxidantes e que, por tal, auxiliam que de forma bastante expressiva na prevenção de vários tipos de doenças. Estes fazem diminuir o mau colesterol (LDL) e apresentam também uma grande ação anti-inflamatória. No entanto, interessa referir que o chá preto tem uma quantidade de polifenóis menor do que o chá verde e o chá branco.

Outra substância existente no chá preto é a L-teanina, um aminoácido que atua no cérebro promovendo o aumento dos níveis de dopamina, serotonina e ácido gama aminobutírico (GABA), que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de relaxamento e bem-estar.
Por fim, mas não menos importante, o chá preto é também rico em taninos que são igualmente conhecidos pela sua ação antioxidante. 

 

Os principais benefícios do chá preto

 

De uma planta com um rol de nutrientes tão expressivo, só se poderia esperar uma multiplicidade de benefícios para a saúde. 

Abaixo partilhamos apenas os principais benefícios associados ao consumo desta bebida milenar.

 

Ajuda a emagrecer

 

Ajuda a emagrecer

 

Já há muito tempo que o consumo de chá preto está associado ao emagrecimento. Esta relação com a perda de peso está directamente relacionada com a cafeína existente no chá preto, pois, como já referimos acima, esta acelera o metabolismo e o que por sua vez promove a queima de gordura.

Para além disso, as catequinas existentes no chá preto, ajudam a reduzir o apetite e a eliminar gorduras.
Outro aspecto que faz com que o chá preto ajude a emagrecer, tem que ver com o facto de este ter uma poderosa ação diurética, contribuindo assim para a diminuição da retenção de líquidos no organismo.

 

Protege o cérebro

 

Protege o cérebro

 

A degeneração do cérebro é um processo natural e evolutivo promovido por inflamações e pela oxidação das células cerebrais causada pelos nocivos radicais livres. Devido aos polifenóis existentes na sua composição química, o chá preto atua como um agente neutralizador deste problema.

Estudos científicos comprovam que a potente ação antioxidante do chá preto ajuda a proteger o cérebro e outros órgãos, como por exemplo a pele. 

Não esquecer também que a cafeína presente no chá preto aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e estimula a concentração e a atenção.

 

Previne doenças cardiovasculares

 

Previne doenças cardiovasculares

 

Estudos comprovam que o consumo regular de chá inibe a aglomeração de plaquetas no sangue evitando assim os perigosos coágulos causadores da maioria dos ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC’s).

Para além disso, manter o controlo do colesterol LDL é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Quando o organismo não desempenha devidamente esta função, tal faz aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

O consumo de chá preto ajuda a controlar esse mau colesterol, graças aos polifenóis presentes na sua composição. Além disso, a cafeína influência a dilatação dos vasos sanguíneos o que ajuda a evitar ataques cardíacos.

 

Reforça o sistema imunitário

 

Reforça o sistema imunitário

 

O chá contém antioxidantes que evitam a degenerescência de células responsáveis por mais de 50 doenças.
Os taninos presentes no chá preto, para além de promoverem a saúde  do sistema digestivo (muito importante para o sistema imunitário) têm também uma forte ação antibacteriana e uma grande capacidade de combater vírus causadores de doenças como a gripe, disenteria, hepatite, entre muitas outras.

Por exemplo, as catequinas existentes no chá preto, ajudam a reduzir a incidência de tumores e o desenvolvimento de doenças como o cancro. 

O chá também contém antígenos, substâncias que alavancam a imunidade do organismo e diminuem a frequência do aparecimento de problemas de saúde.

 

Uma verdadeira fonte de energia

 

Uma verdadeira fonte de energia

 

Como referido anteriormente, a teína (cafeína) do chá preto funciona como um estimulante natural que bem pode servir como substituto do café. Há, inclusive, muitos atletas que tomam esta bebida antes do treino para aumentar os seus níveis de energia, resposta e atenção. 

Para além disso, existe no chá preto uma outra substância, a teofilina, que estimula o sistema respiratório, rins e coração, mantendo o organismo saudável e com bastante energia.

Com este artigo esperamos ter-lhe esclarecido sobre o que é esta bebida milagrosa e todos os benefícios estéticos e de saúde que dela pode retirar.

Co-financed by:

Gorreana 2015 | Developed by CBB

All rights reserved